Nosso trabalho

A missão do AFETO é melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, seus familiares e da comunidade em geral, através de ações que visem a sua inclusão social.

 

APRESENTAÇÃO

O AFETO teve seu início em março de 2005 com coordenadora e Professora Tânia Regina Casellato, lotada na Secretária Municipal de Educação desde 2001 e cedida em 2006 para o AFETO. Nossa primeira ação foi em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com os Agentes de Saúde que acompanham pessoas com Deficiência no município de Tibau do Sul/RN, foram cadastrados 109 pessoas com Deficiência e Transtornos Mentais. A partir dos dados levantados, iniciaram-se ações de informação, orientação e encaminhamento com vistas à inclusão social das pessoas com deficiência e seus familiares. Para tanto, vem promovendo articulações e parcerias com universidades, centros especializados, organizações não governamentais nacionais e internacionais, órgãos públicos e privados de forma a qualificar a rede de atendimento a este segmento.
A renda per capta das famílias é em sua maioria advinda de Benefício de Prestação Continuada para pessoa com deficiência.
Até o momento, são monitoradas pelo AFETO 51 famílias de pessoas com deficiência.

 

ATIVIDADES QUE O PROGRAMA REALIZA

Visita aos familiares para identificar a situação atual em relação á qualidade de vida do deficiente e da família.

Conscientização aos familiares do seu papel fundamental no desenvolvimento global da pessoa com deficiência, orientação, apoio e subsídios para que se sintam amparados e ouvidos em sua problemática de como enfrentar as suas grandes dificuldades do dia a dia.

Aulas de capoeira Angola, artes, esportes, atividades lúdicas e da vida diária, lazer, recreação, inclusão digital, cavalgada.
São confeccionados artesanatos pelos familiares e usuários com o objetivo de geração de renda.

Em Janeiro de 2012 o AFETO iniciou um trabalho musical para crianças e adolescentes para a formação de uma bateria de ritmos brasileiros na comunidade de Sibaúma.

 

SUSTENTABILIDADE

O AFETO conta com doações em dinheiro e materiais dos empresários, sociedade civil e estrangeiros.
São organizados eventos, em PROL do AFETO, feitos em parceria com a comunidade, familiares, empresários e voluntários como: Festas, bazares, jantares, feijoadas e através de projetos públicos e privados com o objetivo de minimizar a demanda e garantir efetivamente os direitos.

 

FINALIDADE DOS RECURSOS:

Aluguel da sede, Serviços de telefonia, transporte, alimentação, medicamentos,  matériais de artesanato, jogos, brinquedos, matériais escolares e de expediente, , transporte, alimentação, prestação de serviço, documentos e outros.
Todos os nossos recursos são contabilizados e estão disponíveis na Sede do AFETO.

 

 

MENSAGEM
"Nós não devemos deixar que as
incapacidades das pessoas nos
impossibilitem de reconhecer as suas
habilidades".  Hallahan e Kauffman

 

 

 

Comunique-se com o Afeto
www.projetoafeto.com.br
projetoafeto@pipa.com.br
cel: 84-9421-1468 – 84-9993-9298
Av. Baia dos Golfinhos, 100 – Praia da Pipa
Em frente ao Condomínio da Didita
Tibau do Sul/RN

 

 

ASSUNTOS DE REFERENCIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
 ”DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

http://www.deficiente.com.br/site/component/content/article/57-locais-adaptados/549-declaracao-dos-direitos-das-pessoas-deficientes

 

SITE OFICIAL DO GOVERNO, COM A DECLARAÇÃO
http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde

 

ASSUNTOS POPULARES, DEPOIMENTOS, EXPERIENCIAS BEM SUCEDIDAS RELATIVAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
http://www.deficiente.com.br/site/component/content/article/1-ultimas/797-inclusao-social-e-acessibilidade-sob-a-otica-de-um-cadeirante

 

NOTICIAS, ATUALIDADES RELATIVAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
http://www.deficiente.com.br/site/component/content/article/1-ultimas/939-potiguares-quebram-dois-recordes-brasileiros-no-circuito-caixa]

http://www.deficiente.com.br/site/component/content/article/1-ultimas/937-boa-alimentacao-auxilia-na-recuperacao-de-pessoas-com-deficiencia

http://www.mpdft.gov.br/sicorde/abnt.htm

http://www.acessibilidade.org.br/cartilha_trabalho.pdf

http://www.libras.org.br/leilibras.php

 

 

 

 

 

 

 

Languages:
Direitos da pessoa com deficiência

O AFETO vem orientado as pessoas com Defiiciência e seus familares no que diz respeito ao acesso aos serviços públicos, como saúde, educação e assistência social. Conscientizando os "cuidadores" a respeito de seus direitos e deveres. Uma sociedade só é justa quando todos os seus cidadãos são tratados com respeito e dignidade sejam eles pessoa com deficiência ou não.

Seja um amigo do ano
x x xxxxApoio
  • logo_educapipa
    logo_pipa
    logo_porunasonrisa
     
     
     
LINKS IMPORTANTES